Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Matemática no sítio

Em sala de aula, distribua os alunos em grupos ( 3 a 4 alunos). Então proponha o vídeo Matemática no sítio [Matemática em toda parte]. Disponível em: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=7143. Esse episódio apresenta o programa matemática em toda parte, da TV Escola. Trata da presença e utilização da matemática na agricultura. São apresentados os conceitos de álgebra e geometria a partir de atividades corriqueiras desenvolvidas em um sítio.

Professor, solicite aos alunos que durante o vídeo anotem suas impressões observando:

a) Que aproximações percebem entre conceitos matemáticos e a agricultura?

b) Se existem em quais momentos eles se apresentaram?

Professor, após refletirem e discutirem sobre os conteúdos matemáticos identificados, apresente maior ênfase a discussão sobre o sistema de medidas, uma vez que com certeza será um dos conteúdos identificados. Converse com os alunos que no caso da agricultura, essa situação matemática é bem significativa, pois remete a situações bem antigos...

Sugestão: Se julgar necessário o professor pode rapidamente abordar aspectos da História do Sistema de Medidas e só então partir para a explicação conforme segue. Ver: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat01039032/webfolios/grupo2/historia.html. Acesso em 01 de dezembro de 2010.

Explicando: No Brasil, além das unidades usuais referentes ao m² e ao km², as pessoas utilizam algumas medidas denominadas agrárias. Entre os proprietários de terras e corretores, as medidas utilizadas cotidianamente são as seguintes: are (a), hectare (ha) e o alqueire. Entre as medidas agrárias, o are é considerado a unidade de medida fundamental, correspondendo a uma superfície de 100 m², mas atualmente ele é pouco utilizado. O hectare é ultimamente a medida mais empregada em área de fazendas, chácaras, sítios, regiões de plantações e loteamentos rurais, equivalendo a uma região de 10000 m². O alqueire foi uma das medidas agrárias mais utilizadas pelos fazendeiros, mas atualmente ele é considerado uma medição imprópria, em virtude das diferentes quantidades de m² utilizados pelos estados brasileiros. O alqueire paulista é equivalente a 24200 m², o mineiro e o goiano correspondem a 48400 m², enquanto que o alqueire da região Norte é igual a 27225 m². Essa inconsistência de medidas entre os estados e a deficiência organizacional quanto à equiparação da unidade alqueire, tem contribuído para que os proprietários de terras abandonem esta unidade de medição, prevalecendo uma medida de padrão nacional, como o hectare.

Fonte: Medidas Agrárias. Disponível em: http://www.brasilescola.com/matematica/medidas-agrarias.htm, acesso em 01 de dezembro de 2010.


Esta atividade foi extraída da aula Como funciona o sistema de medidas na Agricultura? da professora Eguimara Selma Branco - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade da autora.
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