Disciplina - Matemática

Sugestão de atividade - Conhecendo as funções trigonométricas

Esta atividade ocorrerá na sala de aula ou sala de vídeo, ou ainda no Laboratório de Informática Educativa (LIE), conforme as condições da escola.

1. Apresentando o tema da aula: com o intuito de introduzir o tema da aula, o professor deverá exibir aos seus alunos o vídeo “Desenhando Ondas”, disponível no seguinte endereço: http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=7225. Este vídeo mostra funções periódicas em um contexto musical. Os alunos deverão observar, principalmente: o “comportamento” de uma função periódica, como também o seu período e frequência.

2. Debate: o professor deverá discutir com seus alunos o vídeo apresentado e perguntar se eles podem dar exemplos de outros fenômenos periódicos. O docente poderá auxiliar os alunos nessa etapa, enumerando alguns fenômenos, tais como a altura das marés durante o dia, a pressão arterial, o movimento de um pêndulo, as fases da Lua, etc. (ver recursos complementares).

3. Aprofundamento: o professor irá introduzir os conceitos de funções trigonométricas, neste caso, a função seno e a função cosseno. O docente deverá abordar, principalmente, os conceitos de período, imagem e amplitude.


Essa atividade foi extraída da aula Funções Trigonométricas: conhecendo, analisando e modelando do professor Diego de Sousa Rodrigues e outros autores - Fortaleza/CE. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: