Disciplina - Matemática

Solução do Problema Triângulo Acutângulo

Ícone triângulo
Este é um maravilhoso quebra-cabeça geométrico sem conteúdo definido, perfeito para cálculos simples e para qualquer idade… se você ainda não o resolveu, faça uma tentativa antes de olhar a solução!


SOLUÇÃO


I
- Um triângulo acutângulo "original" não precisa que seus ângulos se dividam mais. O diagrama abaixo mostra a divisão padrão em 4 triângulos menores.

triângulo

Cada ponto de "junção" nos lados do triângulo original precisa ter os vértices de três triângulos, para evitar o aparecimento de ângulos obtusos.

II - Todavia, todo triângulo obtusângulo "original" precisa que seu ângulo obtuso seja dividido por alguma linha "divisora".

O final desse divisor precisar estar ou do lado oposto, ou em algum lugar no interior do triângulo.

Não pode ser do lado oposto sem se criar outro triângulo obtusângulo - seja à esquerda ou à direito do divisor. E depois você precisa dividir esse ângulo, e assim por diante.

Então precisa haver um ponto interno em que essa linha divisora termine - o ponto B, abaixo:
Triângulo

Agora, é preciso ter pelo menos 4 linhas radiais a mais partindo de B - para garantir que nenhum ângulo seja maior do que 90º.

Isso significa um para cada um dos dois lados, e dois para o terceiro lado. O quadro se completa da forma mostrada abaixo:

Triângulo


Conheça outros desafios publicados
Ícone do ano 2008 Ícone do ano 2009 Ícone do ano 2010 Ícone ano 2011 Ícone do ano 2012 Ícone do ano 2013
Recomendar esta página via e-mail: