Disciplina - Matemática

Biblioteca do Professor

O projeto Biblioteca do Professor objetiva enriquecer o acervo já constituído das bibliotecas das unidades de ensino que integram a Rede Pública Estadual do Paraná.

O objetivo desta seção é divulgar os livros da Biblioteca do Professor. Consulte-os na biblioteca da sua escola, os livros são para você.

Para ler a sinopse dos livros, clique nos títulos abaixo.


TÍTULO: A arte de resolver problemas
AUTORES: George Polya
EDITORA: Interciências

O autor recorda-se do seu tempo de estudante, um aluno um pouco ambicioso, ávido por compreender alguma coisa de Matemática e Física. Ele assistia às aulas, lia livros, tentava assimilar as resoluções e os fatos que lhe eram apresentados, mas havia uma questão que o perturbava repetidamente: “... a resolução parece que funciona, que está certa, mas como seria possível inventar, eu próprio, essas coisas?”. Na tentativa de compreender, não só como se resolve este ou aquele problema, mas também as motivações e procedimentos de resolução, e procurando explicar a outros essas motivações e esses procedimentos, ele foi afinal levado a escrever o presente livro.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Aprendendo e ensinando Matemática com o Geoplano
AUTORES: Gelsa Knijnik, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Renita Klüsener
EDITORA: Unijuí

Vivemos um tempo em que cada vez mais a Educação Matemática coloca-se como uma das áreas centrais do processo educativo. Há a necessidade de que um número mais expressivo de crianças, jovens e adultos se eduquem matematicamente e tenham prazer em lidar com a matemática. Este livro apresenta um conjunto de atividades elaboradas com o geoplano, que podem ser desenvolvidas por professoras e professores de Matemática no seu fazer pedagógico.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: A resolução de problemas na matemática escolar
AUTORES: Stephen Krulik e Robert E. Reys
EDITORA: Atual

O presente material é constituído de 22 artigos de especialistas em educação matemática, que poderá ajudar os professores de Matemática a lidar com a resolução de problemas. Os 19 primeiros artigos abordam a resolução de problemas por variados ângulos, sempre com a preocupação de não fugir à realidade da sala de aula. O vigésimo e o vigésimo primeiro artigos se ocupam de medições. O último é uma bibliografia comentada, muito útil para orientar o leitor na busca de mais material sobre o assunto.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Conceitos fundamentais da Matemática
AUTORES: Bento de Jesus Caraça
EDITORA: Livraria Sá da Costa Ed.

Este livro não é, pois, apenas uma obra de matemática elementar. É sim um livro que, com o pretexto da matemática, visa muito mais longe. Com um estilo original, ele informa o leigo e recicla o especialista. A enorme expansão da escolaridade em Portugal no último quarto de século fez dos alunos do fim do secundário e início do universitário a parcela mais importante dos potenciais leitores deste livro.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Convite às Geometrias Não-euclidianas
AUTORES: Lazaro Coutinho
EDITORA: Interciência

A descoberta da primeira geometria não-euclidiana revolucionou a Matemática. A comunidade científica do século XIX ficou chocada ao saber da possibilidade de uma geometria diferente da de Euclides que, até então, era tida como a única e verdadeira interpretação do espaço em que vivemos. Desde então, outras geometrias surgiram reforçando aquelas possibilidades. Este livro apresenta ao leitor uma exposição clara e estimulante das duas clássicas geometrias não-euclidianas.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Descobrindo a geometria fractal - para a sala de aula
AUTORES: Ruy Madsen Barbosa
EDITORA: Autêntica

Em Criando Fractais, o professor descobrirá um interessante e variado repertório para criação de fractais. As atividades educacionais sugeridas no capítulo são de fácil execução com recursos elementares da geometria euclidiana e seus instrumentos usuais de construção gráfica (régua, esquadro, transferidor e compasso). O livro vem acompanhado de um CD-Rom.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Descobrindo padrões em mosaicos
AUTORES: Rui Madson Barbosa
EDITORA: Atual

Descobrir padrões tem sido uma nobre e difícil tarefa para o homem. E, desde a mais remota antiguidade, muitos são os pensadores e artistas que têm se ocupado em desenvolver relações algébricas e geométricas voltadas à solução de problemas de agrimensura, arquitetura, construção civil, urbanização e arte.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Didática da resolução de problemas de matemática
AUTORES: Luiz Roberto Dante
EDITORA: Ática

Abordando a resolução de problemas matemáticos e sua importância no ensino, este livro representa uma valiosa contribuição para a melhoria da prática de educação matemática. Ele vem auxiliar o professor, das séries iniciais, em resolução de problemas. Vai tentar despertar a sensibilidade dos mestres para um encanto novo que pode emergir na Escola e que brota essencialmente do incentivar os alunos para a aventura de formular e resolver problemas a que se apeguem naturalmente. A fantasia, a irrelevância e os erros vão fazer parte desta aventura, mas o professor, antes de ser movido a ter paciência com isso, talvez melhor seria deixar-se levar por sua força mágica.Seta para retorno ao topo da página.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Educação Matemática de Jovens e de Adultos: especificidades, desafios e contribuições
AUTORES: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
EDITORA: 91 Global

Este livro propõe aos educadores matemáticos uma discussão que os confronte com as conflitivas demandas e contribuições do ensino da matemática na educação de jovens e adultos. Sua autora não se detém em apontar, avaliar ou sugerir experiências e atividades de educação matemática, desenvolvidas em programa de Educação Básica dirigidos a esse público.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Ensinar e aprender Matemática
AUTORES: Luiz Carlos Pais
EDITORA: Autentica

Como valorizar o ensino das estruturas e dos conceitos na educação Matemática sem menosprezar a subjetividade contida no fenômeno cognitivo? Baseando-se nessa questão, o autor propõe uma reflexão sobre os aspectos metodológicos do ensino da Matemática, atento à subjetividade do processo cognitivo. O livro trata da relação entre o saber matemático e os desafios inerentes às ações integradas do ensino e da aprendizagem escolar, e faz emergir questionamentos e reflexões necessários aos professores, educadores e universitários envolvidos com essa disciplina.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade.
AUTORES: Ubiratan D'Ambrósio
EDITORA: Autêntica

Ubiratan D`Ambrosio apresenta, neste livro, seus mais recentes pensamentos sobre Etnomatemática, uma tendência da qual é um dos fundadores. Ele propicia ao leitor uma análise do papel da Matemática na Cultura Ocidental e da noção de que Matemática é apenas uma forma de Etno-Matemática. O autor discute como a análise desenvolvida é relevante para a sala de aula. Faz ainda um arrazoado de diversos trabalhos, já desenvolvidos no país e no exterior, dentro dessa área.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: História na Educação Matemática - propostas e desafios
AUTORES: Maria Angela Miorin, Antônio Miguel
EDITORA: Autêntica

Neste livro, os autores discutem diversos temas que interessam ao educador matemático. Eles abordam História da Matemática, História da Educação Matemática e como essas duas regiões de inquérito podem se relacionar com a Educação Matemática. O leitor irá notar que eles também apresentam uma visão sobre o que é História e abordam esse difícil tema de uma forma acessível ao leitor interessado no assunto. Este décimo volume da coleção certamente transformará a visão do leitor sobre o uso de História na Educação Matemática.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Informática e Educação Matemática
AUTORES: Marcelo de Carvalho Borba e Mirian Godoy Penteado
EDITORA: Autêntica

Neste livro, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado apresentam o resultado de mais um trabalho em conjunto sobre informática educativa. Eles trabalham há mais de dez anos em uma das principais tendências da Educação Matemática: a informática. Os autores apresentam exemplos do uso de informática com alunos e professores, para, então, debaterem desde temas ligados às políticas governamentais para a informática educativa até questões epistemológicas e pedagógicas relacionadas à utilização de computadores e calculadoras gráficas em Educação Matemática. Este livro se dirige àquele que ainda não está familiarizado com essa Tendência e também àquele que gostaria de conhecer a visão particular dos autores sobre esse tema.Seta para retorno ao topo da página.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Investigações Matemáticas na sala de aula
AUTORES: João Pedro da Ponte, Joana Brocardo, Hélia Oliveira
EDITORA: Autêntica

Este livro analisa como práticas de investigação matemática podem ter lugar na sala de aula. Indica resultados de pesquisas ilustrando as vantagens e dificuldades de se trabalhar com tal perspectiva em Educação Matemática. Discute aspectos como a geração de conjecturas, reflexão e formalização do conhecimento, ao analisar os papéis de alunos e professores em sala de aula quando lidam com problemas em áreas como geometria, estatística e aritmética.Seta para retorno ao topo da página.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Matemática, uma breve história. Caderno de práticas. Vol. I, II e III
AUTORES: Paulo Roberto Martins Contador
EDITORA: Livraria da Física 2007

É comum abrir livros de matemática e encontrar folhas e folhas repletas de números e símbolos, a princípio, sem sentido. E, ainda pior, conformar-se em considerar tudo isso fora do alcance de compreensão. No entanto, neste trabalho, o autor nos leva a perceber, através de sua dissertação histórica, as razões e as necessidades que levaram o homem a pensar em números e símbolos como ferramentas que carregariam para sempre em sua jornada. Neste livro encontramos uma narrativa apresentada como produto da paixão humana, amor pelo belo e pelo estético, a Matemática como um patrimônio passado para gerações e gerações, ao alcance de todos. Os dois primeiros volumes, com a história, e o terceiro, com um apanhado teórico, formam, com certeza, a trilogia da história da Matemática sem paralelos no Brasil.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: O diabo dos números
AUTORES: Hans Magnus Enzensberger
EDITORA: Companhia das Letras

Robert, o menino do pijama azul, fazia parte dessa maioria que acha os números não só monstruosos, mas também absurdos e inúteis. Um dia, entretanto, ele começa a sonhar com um certo Teplotaxl, um diabo que pinta e borda com a matemática. No total, são doze sonhos, e a cada sonho o tal Teplotaxl faz malabarismos tão interessantes que os números simplesmente deixam de ser malditos. Ficam claros para Robert. Claros e diabolicamente divertidos.

ìcone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Ornamentos X Criatividade: uma altenativa para ensinar Geometria Plana
AUTORES: Maria Salett Biembengut
EDITORA: Edifurb

Este livro surge com o propósito de valorizar o ensino da geometria a partir do cotidiano das pessoas. Dentro deste contexto, apresenta suavemente o conteúdo, sempre partindo das formas existentes na natureza ou nas artes. A Geometria é o mais belo ramo da matemática e está fortemente presente no cotidiano das pessoas. Na escola, no entanto, o estudo da Geometria tem sido cada vez mais ausente e as opções para professores interessados em se aperfeiçoarem no seu ensino são raríssimas em nossa língua. É dentro deste contexto que surge este livro de iniciação à Geometria elementar, apresentando suavemente o conteúdo, sempre partindo das formas existentes na natureza ou nas artes. Assim, os autores, aproveitando a experiência de magistério que possuem, desde as séries iniciais até a pós-graduação, conseguiram integrar Geometria Plana com Desenho Geométrico, através de exemplos e de brinquedos presentes no cotidiano das crianças. Com constante apelo ao intuitivo, visando deflagrar um processo que valoriza a compreensão, a clareza, a objetividade, sem priorizar o formalismo da Matemática, os conteúdos são apresentados através de atividades, usando uma linguagem simples e esclarecedora e, portanto, de grande utilidade. O livro traz também muitas brincadeiras: pirâmides numéricas, adivinhações ´matemáticas´, truques de cálculo e programas de desenho no microcomputador. Entre as curiosidades do livro, destacam-se: Einstein, a teoria da relatividade e a bomba atômica, o vocabulário particular (jargão) utilizado pela Álgebra e os macetes para se comprovar um fato matemático (teoremas).Seta para retorno ao topo da página.

Ìcone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Os números: a história de uma grande Invenção
AUTORES: Georges Ifrah
EDITORA: Globo

Neste livro encontra-se resumida, mas completa, história da matemática, acompanhando a evolução do raciocínio de nossos ancestrais desde a pré-história, passando por civilizações como a dos egípcios, babilônios, fenícios, gregos, romanos, hebreus, maias, chineses, hindus e árabes.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: O jeito matemático de pensar
AUTORES: Renato José da Costa Valladares
EDITORA: Ciência Moderna

Este é um livro sobre Matemática que mostra o quanto esta ciência faz parte da vida das pessoas, interferindo no dia a dia de todos nós. Por vezes, ela aparece em situações esperadas. Mas há vezes em que surpreende, ajudando-nos a entender situações aparentemente "não matemáticas". A compreensão das declarações de um diplomata sobre a posição do Brasil frente a um conflito internacional, ou de um artigo de jornal sobre a legislação do menor, pode necessitar de tantos recursos matemáticos quanto os usados para ver se uma prestação cabe no orçamento ou se um investimento bancário rende mais que a poupança. Acertos e desacertos de pesquisas eleitorais podem ter muito em comum com as dificuldades decorrentes do novo código de trânsito.

Seta para retorno ao topo da página.
Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Para aprender Matemática
AUTORES: Sergio Lorenzato
EDITORA: Autores Associados

Este livro, voltado tanto aos professores que ensinam matemática como aos cursos de formação de professores para os ensinos fundamental e médio, nasceu das dificuldades vivenciadas por docentes em operacionalizar princípios didáticos fundamentais à prática pedagógica, como: aproveitar a vivência do aluno, favorecer a experimentação e a descoberta, historiar o ensino, valorizar erros e dúvidas do aluno, ensinar integradamente aritmética, geometria e álgebra, respeitar as diferenças individuais, enfatizar os porquês dos alunos, explorar as aplicações da matemática. Esta obra, pretendendo tornar a aprendizagem da matemática significativa e agradável, aborda 25 princípios educacionais, cuja aplicação favorece um ensino de qualidade. Apresenta também vários exemplos de situações verídicas, de atividades já testadas em sala de aula e de materiais didáticos facilmente reproduzíveis por alunos e docentes. Sua linguagem é simples, direta e dispensa conhecimentos prévios da matemática.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI
AUTORES: Romulo Campos Lins e Joaquim Gimenez
EDITORA: Papirus

Este livro considera a álgebra e a aritmética como duas faces da mesma atividade, lidando com relações quantitativas e explorando a inter-relação da aprendizagem de uma e de outra. Frente a isso, busca identificar de que modo isso sugere mudanças na educação matemática escolar.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Psicologia da Educação Matemática
AUTORES: Márcia Regina Ferreira de Brito (org)
EDITORA: Insular

As pesquisas aqui apresentadas estão voltadas para a análise das crenças, valores e atitudes em relação à matemática e à estatística, bem como das habilidades matemáticas e suas relações com a aprendizagem, o desempenho, a representação mental, o automatismo e a memória durante a aquisição e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Raciocínio Lógico: Você consegue Aprender
AUTORES: Enrique Rocha
EDITORA: Campus

Ao contrário do que é comum se pensar, o Raciocínio Lógico não é necessário somente para exames relativos à área de ciências exatas. Na verdade, permeia todas as questões, pois em suas estruturas residem tentativas de dissuadir o candidato e induzi-lo ao erro. Além do conteúdo relativo à Matemática, esta obra esquematiza as formulações mais comuns em concursos públicos, preparando o candidato ao raciocínio que será requerido. Por ser uma ciência de cunho prático, disponibilizam-se exercícios para melhor fixação do conteúdo.

Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


TÍTULO: Tópicos de Matemática para o Ensino Médio
AUTORES: Rosinete Gaertner (org.)
EDITORA: Edifurb

Esta obra tem como objetivo promover a melhoria da qualidade do ensino de Matemática no nível médio através da qualificação dos professores em sala de aula, provocando discussões sobre as novas diretrizes do ensino médio e o seu impacto no ensino da Matemática, na atuação do docente e na relação professor/aluno.


Ícone voltar ao topoVoltar ao topo


Recomendar esta página via e-mail: