Disciplina - Matemática

Sugestões de Atividades - Visitas Guiadas

Uma visita guiada tem a intenção de apresentar e situar o estudante dentro de um espaço específico que pode ser, entre outras opções, uma cidade, um museu, uma escola, uma biblioteca, uma universidade, um centro cultural ou científico, um parque.

Como organizar

Para que a vista atinja seus propósitos educativos é importante organizá-la muito bem. Seguem algumas sugestões de como organizar a visita.

Antes da visita
Definir o local a ser visitado e os objetivos da visita.
Providenciar transporte e verificar todos os aspectos legais para passeios com alunos como, por exemplo, providenciar autorização dos pais e vistoria do veículo de transporte que será utilizado para transportar os aluno. Em caso de visita a local distante da escola, providenciar acomodações e alimentação adequados à faixa etária dos alunos cuidando para que haja conforto e segurança compatíveis.
Se possível, visitar o local antes dos alunos para conhecer e selecionar aquilo que interessa explorar. No caso de museus é importante conhecer antecipadamente o acervo ou a exposição e escolher as obras adequadas à faixa etária de sua turma. No caso de uma exposição temporária, o professor deve montar uma monitoria específica de acordo com o que pretende trabalhar.
O professor deve "testar" a equipe de monitoria do museu para saber se vale a pena usá-la ou se é melhor o próprio professor fazer o papel de monitor.
Ele também deve conversar com a equipe de monitores e contar qual é a faixa etária dos alunos, qual o tema que está sendo trabalhado em sala de aula e qual deve ser o foco da visita. Dessa forma, os monitores podem preparar uma visita personalizada.
Se a turma estiver indo pela primeira vez ao local escolhido, é importante antecipar aos alunos o que elas irão ver. Converse com eles antes de sair da escola sobre como se comportar e que cuidados devem tomar para garantir sua segurança.

Durante a visita

Se tudo tiver sido bem programado previamente, no dia da visita é só aproveitar. Mas, atenção, mesmo que a visita seja guiada por um monitor, o professor pode intervir chamando a atenção para o que achar interessante, e dando as explicações que julgar necessárias. Também é importante controlar o comportamento dos aluno. No caso de museus é importante orientar para que ninguém toque nas obras, faça barulho demais ou se disperse.

Depois da visita

O professor pode organizar uma roda de conversa para que os alunos contem o que mais apreciaram na visita. Quando trabalhar em sala de aula algo relacionado ao que foi visto durante visita, relembre a visita.
Recomendar esta página via e-mail: