Disciplina - Matemática

Sugestões de Atividades - Exposição

Uma exposição é a exibição pública de objetos organizados e dispostos com o objetivo de comunicar um conceito ou uma interpretação da realidade.

No Brasil, algumas instituições de ensino denominam este tipo de exposição de Feira. A Feira de Matemática é uma exposição de trabalhos envolvendo Matemática, produzidos por alunos da escola. Ela visa motivar os educandos na busca de novos conhecimentos, desmitificando a Matemática, produzindo conceitos, integrando as diversas séries do ensino e desenvolvendo o pensamento científico. Nas Feiras de Matemática, o aluno produtor-expositor torna-se sujeito de sua aprendizagem, mostrando ao público sua pesquisa. (BAYER, 2004)

A organização de uma feira pode ser dividida em duas etapas: produção dos trabalhos e exposição.

A etapa de produção dos trabalhos pode ser organizada por turmas ou grupos de alunos. Os temas podem ser escolhidos, pelos alunos, entre um conjunto de temas sugeridos pelo professor. Entretanto, é importante que o professor também dê abertura para que os estudantes sugiram novos temas, desde que estes tenham relações claras com a matemática.

A partir do tema escolhido os alunos fazem uma pesquisa, com a ajuda do professor-orientador que poderá fornecer referências, bem como produzem resumos para ser apresentados. Após a aprovação do orientador, os alunos confeccionam materiais manipulativos, cartazes, painéis ou murais, entre outras formas de apresentação do tema pesquisado.

A exposição deve ser organizada para ser aberta em uma determinada data ou período. É importante organizar uma comissão de alunos que irá se responsabilizar pela organização dos espaços destinados à feira e exposição das produções.

Para o Dia Nacional da Matemática os estudantes podem produzir, com antecedência, por exemplo, objetos geométricos tridimensionais, mosaicos, dobraduras, vídeos e cartazes e organizarem uma exposição aberta ao público.

A exposição pode também ser toda organizada em torno de um único tema como, por exemplo:
  • Dia Nacional da Matemática
  • Geometria
  • História da álgebra
  • História da matemática
  • História das medidas
  • História de Malba Taham
  • Matemática e arte
  • Matemática e música

Pode-se organizar a exposição de uma forma tal que o público possa visitá-la sem que seja necessária a presença de alunos e/ou professores para acompanhar os visitantes.

Referência

BAYER, Arno. Feira de matemática como agente motivador do ensino e da aprendizagem de matemática. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004.
Recomendar esta página via e-mail: