Disciplina - Matemática

Relato: Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal

Nome: Valéria Meler Pereira da Silva
E-mail: valeriameler_ps@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual São João Bosco
Município: Pato Branco - PR
Conteúdo: Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal
Série: 7ª / 8º ano


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina GeoGebra, sob orientação do docente, assessor pedagógico Ivonei Almeida, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Pato Branco.

Justificativa


Existe hoje uma necessidade de adequar o trabalho escolar a uma nova realidade, que seja algo com significado na vida do nosso aluno, em que ele perceba sua aplicabilidade nos diversos campos da atividade humana. Essas discussões e análises sobre o papel da Matemática na construção da cidadania enfatizam uma maior participação crítica e geradora de autonomia do aluno. A Matemática é uma ferramenta que possibilita ao homem fazer relações de interdependências quantitativas entre grandezas que instigam a capacidade de generalizar, abstrair e projetar, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico, bem como a construção do conhecimento em outras áreas, a interpretação do mundo e a compreensão da sua realidade e da realidade do outro.
Com esse pensamento, pretende-se desenvolver o conteúdo de geometria sobre ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal, utilizando como recurso o software GeoGebra, disponível nos computadores do Paraná Digital ou, até mesmo, na rede de Internet.
Através do aplicativo GeoGebra, podemos explorar a geometria com maior agilidade e melhor visualização, a fim de que a construção do conhecimento dos conteúdos curriculares dos nossos educandos seja prazerosa, efetiva e significativa. O GeoGebra nos permite uma nova forma de tornar as aulas mais atrativas. Explorando esse recurso, vamos tornar o processo de ensino/aprendizagem algo prazeroso, dinâmico e, consequentemente, o resultado será algo satisfatório.

Objetivos

  • Estabelecer relações entre os conhecimentos desenvolvidos sobre geometria e as situações-problema do dia a dia envolvendo retas paralelas e transversais.
  • Identificar ângulos correspondentes, ângulos alternos internos, ângulos alternos externos, ângulos colaterais internos e ângulos colaterais externos a partir de uma situação problema construídos no GeoGebra.

Encaminhamento metodológico


O conteúdo será trabalhado em sala de aula através de imagens de ruas utilizando a TV multimídia. Em seguida, no laboratório de informática, utilizar o software GeoGebra para construir as retas paralelas e a reta transversal e a partir daí demonstrar os ângulos alternos externos e internos, os ângulos colaterais internos e externos. Em cada computador deverão ficar dois alunos, para que o trabalho se torne mais fácil, tendo a participação de todos. É importante conversar com os alunos, passando as informações gerais sobre a atividade, explicando que, para que os objetivos sejam atingidos será necessário que todos caminhem juntos, ou seja, realizem a atividade “passo a passo”, para que concluam juntos. O aluno que tiver mais conhecimento em informática deverá auxiliar o colega para que todos entendam os comandos do programa.

Avaliação


Através da participação dos alunos durante o processo ensino/aprendizagem e das atividades desenvolvidas no laboratório de informática.

Referências


BONJORNO, José Roberto et al. Matemática: fazendo a diferença. 8º ano. Ed. Renov. São Paulo: FTD, 2009.

MORI, Iracema. Matemática: ideias e desafios. 14 ed. reform. São Paulo: Saraiva, 2005.
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