Disciplina - Matemática

Relato: Polígonos e sólidos geométricos

Autora: Lucimara Bertinotti
Coautores: Nilton Sérgio Rech – CRTE de Toledo
Instituição: Núcleo Regional de Educação de Toledo
E-mail: meretka@hotmail.com
Município: Toledo – PR
Série: 5ª série/6º ano
Conteúdo: Polígonos e sólidos geométricos


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina do softwares JClic, sob orientação do docente, assessor pedagógioco Nilton Sérgio Rech da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo .

Resumo

A presente proposta tem por objetivo trabalhar as relações entre polígonos e sólidos geométricos de maneira que o aluno consiga perceber a presença dessas formas em diferentes objetos e em elementos da natureza.

Objetivos

  • Abordar o estudo dos poliedros a partir dos polígonos que formam suas faces e bases, mostrando diferentes tipos de poliedros e explorando seus elementos (faces, vértices e arestas).
  • Estabelecer relações entre sólidos geométricos e objetos do cotidiano.
  • Classificar figuras planas e sólidos geométricos.
  • Analisar os principais componentes de figuras geométricas planas e espaciais.
  • Trabalhar a construção de figuras geométricas.

Metodologia

Os conteúdos propostos serão trabalhados inicialmente de forma expositiva, abordando diversos exemplos da presença das formas geométricas em objetos, construções e elementos da natureza com os quais se depara no seu cotidiano.
Posteriormente, será trabalhado o vídeo Quadrado, cubo e Cia, que mostra que o nosso cotidiano está repleto de figuras geométricas.
A partir da análise do ambiente, o aluno vai diferenciar as figuras planas das não planas (polígonos, poliedros e corpos redondos). Para isso, utilizaremos embalagens trazidas pelos alunos e as formas do ambiente. Será solicitado aos alunos que formem grupos de figuras com características semelhantes. Após, faremos a planificação de um cubo e um tetraedro, dando a oportunidade de visualização para que compreendam que as figuras não planas podem ser obtidas a partir de figuras planas.
Após a planificação desses sólidos, exibiremos o vídeo Poliedros de Platão , em que os alunos podem verificar tanto a planificação como a representação tridimensional desses poliedros.
Posteriormente, os alunos trabalharão no laboratório de informática com atividades de associação simples e jogo da memória elaboradas no software JClic.

Recursos Didáticos

TV Multimídia, vídeos disponíveis no Portal Dia a dia Educação, livros didáticos, laboratório de informática e o software JClic.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de sua participação nas aulas, trabalhos em grupos, atividades no laboratório de informática e avaliações escritas.

Referências

IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antonio. Matemática e realidade. Ensino Fundamental. São Paulo: Atual, 2005.
PARANA. Secretaria de Estado da Educação. Diretoria de Tecnologia Educacional. Coordenação de Multimeios. Manual para uso do JClic. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/autec/arquivos/File/Manual_JClic_web.pdf > Acesso em: 05 nov. 2010.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2008.
PARANA. Secretaria de Estado da Educação. Portal Dia a dia Educação. Poliedros de Platão. (Vídeo)
Recomendar esta página via e-mail: