Disciplina - Matemática

Relato: Tangram, fração e porcentagem

Autor: Wanderlei Veríssimo
Coautora: Renice Cecilia Gafuri
E-mail: wanderverissimo@seed.pr.gov.br
Instituição: Col. Est. Humberto de Alencar Castelo Branco
Município: Santa Helena - PR
Conteúdo: Tangram, fração e porcentagem
Série: 7ª / 8º ano


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Apoio ao uso dos Recursos de Portais Educacionais, sob orientação da docente, assessora pedagógica Renice Cecilia Gafuri, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Toledo.

Resumo

Este trabalho objetiva colaborar com a aprendizagem através da interatividade com o material, no estudo de geometria, frações e porcentagens, relacionando o Tangram com os conteúdos estruturantes: Geometrias, Grandezas e Medidas e tratamento da informação. Os principais conteúdos específicos apresentados serão: figuras planas, ponto médio, diagonal, área de polígonos, frações e porcentagens.

Objetivos
  • Através do quebra-cabeças Tangram, trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese.
  • Comparar as frações e porcentagens na relação parte-todo de figuras do Tangram.
  • Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria e as fórmulas usadas para calcular suas áreas.
  • Trabalhar a comparação entre grandezas por meio de frações e porcentagens.

Metodologia

Fazer a construção do Tangram por construção geométrica (régua e compasso) em folhas de cartolinas ou papel cartão, seguindo os seguintes passos:
1. Construir um quadrado de lado 10 cm (ou maior)
2. Traçar uma das diagonais e marcar dois pontos médios (A e B) dos lados do quadrado.
Quadrado com marcações para gerar o Tangram.
3. Traçar o segmento de reta AB paralelo à diagonal traçada anteriormente.

Quadrado com marcações para gerar um Tangram.
4. Traçar a outra diagonal do quadrado até o segmento AB.
5. Dividir a primeira diagonal traçada em quatro partes (segmentos) iguais.
Quadrado com marcações para gerar um Tangram

6. Traçar os segmentos IN e AL.

Imagem de quadrado com marcações para gerar um Tangram.
Observe que o quadrado ficou dividido em sete peças que são as sete peças do Tangram.

Tangram de frações

Para que os alunos possam entender melhor a atividade, peça para que eles construam o quadrado em papel milimetrado. Com a sua ajuda, o aluno irá explorar e registrar em cada figura a fração que corresponde do total, ou seja, do quadrado que gerou as sete peças do Tangram, como na figura do exemplo abaixo.

Tangram com identificação de fração correspondente a cada figura com relação ao todo.


Tangram de porcentagens


Faça outra construção com os alunos utilizando um quadrado do mesmo tamanho do anterior. Explore-o por meio de comparação das figuras e coloque em cada figura o percentual que cada uma corresponde do quadrado que gerou as sete peças do Tangram.

Tangram em que as porcentagens em relação ao todo correspondentes a cada peça estão indicadas.


Atividades

1. Agrupe as peças do Tangram de acordo com o número de lados e responda:
a) Quantos triângulos de tamanhos diferentes você tem?____________
b) Quantos quadriláteros você tem?____________

2. Desenhe as peças do Tangram que possuem tamanhos diferentes, classifique-as e coloque ao lado ou abaixo a fórmula usada para calcular sua área.

3. Construa um triângulo, usando o número de figuras indicadas abaixo, identificando a fração e o percentual correspondente do Tangram:
a) duas peças;
b) três peças;
c) quatro peças;
d) cinco peças;
e) sete peças.

4. Construa um quadrado usando:
a) duas peças;
b) três peças;
c) quatro peças;
d) cinco peças;
e) sete peças.
Recomendar esta página via e-mail: