Disciplina - Matemática

Relato: Adição de frações

Autor: Nelson Horst
E-mail: nelsonhorst@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Santo Antonio
Município: Imbituva - PR
Conteúdo: Adição de frações
Série: 5ª / 6° ano


Esse material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina maths e GeoGebra, ministrado pela docente Elisabete Feld, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia do Nucleo Regional, de Ponta Grossa.

Por que um meio mais um terço não são dois quintos?


Justifica-se a aplicação desta prática pedagógica em turmas da 5ª série, pois se nota, já há vários anos, que em turma de 6ª, 7ª ou 8ª séries, quando surgia a necessidade de fazer uma adição com frações heterogêneas, os alunos simplesmente somavam numerador com numerador e denominador com denominador - o que parece é que eles passam pela 5ª série sem entender esse tipo de operação.
Assim, pensando que, se os alunos conseguissem visualizar a operação teriam maior probabilidade de entender a operação, foram realizados vários exercícios em que, primeiramente, eles faziam a operação pintando as figuras que representavam as frações e depois faziam os cálculos e, num segundo momento, construíam essas figuras (circunferências e quadrados) utilizando o software GeoGebra.
Portanto, o que se verifica é que, se antes, nós professores, encontrávamos muita dificuldade na elaboração dos exercícios de adição de fração, pois era necessário fazer os desenhos manualmente e tirar xérox para os alunos, hoje, usando os softwares GeoGebra, o trabalho tornou-se fácil, prático e interessante para o aluno.

Ícone pdfAcesse o aquivo com a atividade em PDF
Recomendar esta página via e-mail: