Disciplina - Matemática

Relato: Figuras no plano cartesiano

Autora: Cledinéia Facim
E-mail: cledineiafacim@hotmail.com
Instituição: Núcleo Regional de Educação
Município: Pato Branco - PR
Conteúdo: Figuras no plano cartesiano
Série: 6ª / 7° ano


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina GeoGebra, sob orientação do docente, assessor pedagógico Ivonei Alameida, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional.

Justificativa

Um dos problemas enfrentados pelos professores de matemática é a aplicação de práticas com caráter mais lúdico. Assim, a atividade aqui proposta tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse em aprender a construir figuras geométricas no plano cartesiano. Para isso, utilizou-se o software GeoGebra.

Objetivo

Construir figuras geométricas no plano cartesiano através dos pontos estudados em sala.

Encaminhamento metodológico

Primeiramente, na sala de aula, usando papel milimetrado, apresentar o plano cartesiano e a localização de alguns pontos nesse plano. Em seguida, no laboratório de informática, utilizar o software GeoGebra para construir figuras geométricas conforme sugestões de atividades apresentadas a seguir. Finalizar as atividades com a discussão e análise dos resultados encontrados.

Referências

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica.  Matemática. Curitiba: Seed, 2007.

Atividades para o GeoGebra


Atividade 1
O diretor do jardim zoológico recebe uma mensagem secreta, anunciando a chegada de um novo animal. Encontre os pontos correspondentes aos pares escritos na mensagem. Ligue-os na ordem em que estão escritos e obterás a resposta.
Mensagem Secreta: (4,7) (5,5) (6,7) (6,8) (4,9) (3,8) (3,6) (2,4) (0,4) (1,3) (3,4) (4,6) (3,2) (4,5) (5,4) (5,1) (6,1) (7,4) (8,4) (9,1) (10,1) (10,4) (12,2) (10,5) (9,7) (6,7)
Construção:
a) Na caixa de entrada, digitar os pontos na ordem em que foram dados.
b) Construa os segmentos utilizando a ferramenta Segmento definido por dois pontos, seguindo a ordem dos pontos encontrados.
c) Clicar sobre o segmento com o botão direito do mouse e esconder rótulo.

Atividade 2
O colégio onde Pedrinho estuda recebeu a visita de um intruso, que certamente não foi bem-vindo. Pedrinho precisa descobrir quem é, para poder ajudar evitar essas visitas desagradáveis. Com a ajuda do Geogebra auxilie o Pedrinha nessa tarefa. Para isso:
a) Na caixa de entrada digite os pontos abaixo, na ordem em que aparecem.
(3,9) (5,11) (5,10) (8,11) (9,10) (9,9) (13,6) (8,9) (6,8) (7,9)
b) Construa os segmentos utilizando a ferramenta Segmento definido por dois pontos, seguindo a ordem dos pontos encontrados.
c) Clicar sobre o segmento com o botão direito do mouse e esconder rótulo.
d) Para finalizar, crie o ponto (4,10) e observe o que ele representa na figura formada.
Recomendar esta página via e-mail: