Disciplina - Matemática

Relato: Interpretação geométrica de sistemas lineares 2 x 2; posições relativas entre duas retas

Nome: Pollyane Casagrande
E-mail: luccky_girl@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual Rui Barbosa
Município: Pato Branco – PR
Conteúdo: Interpretação geométrico de sistemas lineares 2 x 2; Posições relativas entre duas retas
Série: 3º ano Ensino Médio


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina GeoGebra, sob orientação do docente, assessor pedagógico Ivonei Alameida, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional.

Justificativa

Observa-se no ensino-aprendizagem de sistemas lineares 2 x 2, que dificilmente é apresentado ao aluno a resolução geométrica. A interpretação geométrica é um componente importante na compreensão da resolução algébrica, pois permite a percepção visual do problema. O uso do software GeoGebra vem como uma ferramenta para facilitar o entendimento da solução dos sistema lineares 2 x 2, por meio da solução geométrica.

Objetivos

  • Reconhecer e interpretar geometricamente as equações lineares e o seu conjunto solução.
  • Identificar e classificar sistemas lineares.
  • Resolver sistemas lineares, além dos métodos algébricos, por meio do software GeoGebra.
  • Compreender analiticamente e geometricamente a solução do sistema linear 2 x 2.

Encaminhamento metodológico

Esta atividade pode ser desenvolvida com os alunos das terceiras séries do Ensino Médio, após serem trabalhadas a resolução de sistemas lineares 2 x 2 e também alguns conceitos de geometria analítica, como posições relativas a duas retas.
A atividade deverá ocorrer no laboratório de informática do colégio, sendo que deve haver apenas dois alunos por computador, para que o entendimento da atividade seja mais significativo.
O professor deverá orientar seus alunos, sobre as informações gerais da atividade, explicando quais os objetivos a serem atingidos, e a importância de trabalharmos em equipe, para que todos tenham uma boa compreensão da atividade, e que quando necessário um possa auxiliar o outro na realização da atividade.

Referências

DANTE, L. R. Matemática. 1.ed. São Paulo: Ática, 2005. v. único.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2007.
SILVA, C. X. da; FILHO, B. B. Matemática aula por aula. 2.ed.renov. São Paulo: FTD, 2005.

Atividade 1
Faça a representação gráfica de cada sistema linear 2 x 2; classifique-os quanto ao número de soluções:

a) Imagem de um sistema de equações 4x + 2y = 4 e 2x + y = 5

b) Imagem de um sistema de equações. 2x - 2y = -12 e 5x + 6y = 8

c) Imagem de um sistema de equações. 5x - 10y = 15 e 2x - 4y = 6.

Para a resolução de cada sistema linear, realize os seguintes procedimentos:
I. Construa a primeira e segunda reta com entrada algébrica.
II. O que ocorreu? Que tipo de sistema é esse?
III. Pode-se definir uma solução?
IV. Qual é a posição relativa dessas retas?
V. Comparando as equações paramétricas, o que podemos dizer em relação aos coeficientes angular e linear.

Atividade 2
Qual é a equação da reta r que passa pelo ponto de encontro das retas t1 e t2 de equações x – y + 2 = 0 e 3x – y + 6 = 0, respectivamente, e é paralela à reta s, cuja equação é y = ½ x – 1?

Para a resolução, realize os seguintes procedimentos:
I. Construa as retas x – y + 2 = 0 e 3x – y + 6 = 0;
II. Determine o ponto A de intersecção das duas retas;
III. Pelo ponto A, trace uma reta r paralela reta s;
IV. Movimente a reta s e verifique o que ocorre com a reta r.
Recomendar esta página via e-mail: