Disciplina - Matemática

Relato: Onda senoidal

Autor: Marcelo Guilherme Kühl
Email: marcelokuhl@gmail.com
Instituição: Col. Est. de Pato Branco - CEPB
Município: Pato Branco - PR
Conteúdo: Onda senoidal
Série: 1ª Técnico em Informática Integrado / Ensino Médio


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina GeoGebra, sob orientação do docente, assessor pedagógico Ivonei Alameida, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional.

Justificativa

Nas disciplinas de Física, Matemática e, principalmente, na de Suporte Técnico do curso Integrado em Informática, são explicados os conceitos de energia elétrica, a qual alimenta a fonte de energia elétrica de um equipamento elétrico, seja ele um computador ou uma impressora. Por essa energia apresentar uma forma de onda senoidal, os alunos apresentam dificuldades em entender o porquê de ela ser corrente alternada.
Assim, esse trabalho visa demonstrar graficamente que a energia elétrica produzida nas usinas hidrelétricas pode ser representada por uma função senoidal, por consequência uma energia de corrente alternada.
Uma das relações do triângulo e seus elementos é a função seno, resultado da divisão do lado oposto ao ângulo e sua hipotenusa. Esse “valor” é utilizado largamente nas mais diversas áreas do conhecimento humano, incluindo geradores, indutores, motores, turbinas, pois está sempre presente o movimento circular.

Objetivo

Construir o ciclo trigonométrico e o gráfico da função seno do ângulo alfa, com variação de 0º até 360º? utilizando o software GeoGebra.

Encaminhamento metodológico

Primeiramente, na sala de aula, apresentar as definições que envolvem a função seno (ângulo, cateto oposto, hipotenusa, ciclo trigonométrico) dos pontos notáveis do triângulo e imagens, retidas da Internet, que representam a energia elétrica alternada, usando para isso a TV Multimídia.
Em seguida, no laboratório de informática, utilizar o software GeoGebra para construir o gráfico da função seno de acordo com o movimento circular (variação do ângulo alfa) e com base nos procedimentos apresentados a seguir.
Finalizar as atividades com a discussão e análise dos resultados encontrados.

Avaliação

Participação e envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas.

Referências

CENTRO de Divulgação Científica e Cultural. Questões elétricas. Disponível em: < http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo2/delioentrevista.html>
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Disciplinas de Matemática e Física. Curitiba, PR: Seed, 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/diretrizes_2009/out_2009/>
UNIVERSIDADE Estadual de Maringá. PET Física.
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