Disciplina - Matemática

Relato: Frações

Autora: Adriana de Freitas
E-mail: adriana-de-freitas@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual Ulysses Guimarães – EF
Município: Roncador - PR
Conteúdo: Frações
Série
: 5ª / 6º ano


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Jclic, sob orientação da docente Rita de Cassia Delconte Ferreira, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, do estado do Paraná.

Relato


As atividades serão desenvolvidas nas 5ª séries – matutino e vespertinos, da Escola Estadual Ulysses Guimarães - EF, de Roncador. Usarei o software Jclic para motivar a aprendizagem do conceito e aplicação das frações.
Meu objetivo principal será usar o software para que através de jogos seja reforçado o conteúdo fração que anteriormente será trabalhado em sala através de teoria, jogos e exercícios.
O importante, no estudo de frações, como aliás, em toda a matemática, é evitar a memorização de definições e regras, sem que o aluno compreenda de fato. Isto vale para todas as séries escolares.
Este trabalho com frações será feito a partir de situações-problema, ou seja, serão propostos desafios para que os alunos descubram soluções de pequenos problemas, tais como: peças recortadas em papel e papelão pelos próprios alunos, sempre seguindo instruções para que todos compreendam o problema e encontrem as soluções.
Já na primeira aula sobre frações, cada aluno receberá quatro tiras retangulares de papel, todas do mesmo tamanho para que eles descubram por si a dobrá-las de modo que cada uma seja dividida de diferentes formas em 2, 4 e 8 partes iguais e deixando uma sem dobrar. Após essa atividade serão explicadas as formas de registro, 1/2, ¼, 1/8. Nessa atividade o aluno aprenderá ainda os nomes de algumas frações e ainda conseguirá fazer por si só as divisões da unidade em partes iguais, o que reforçará uma das idéias básicas relativa às frações; e ainda, ajudará a distinguir o tamanho relativo a cada fração (maior e menor).
Na sequência desta atividade, será iniciada a parte teórica da conceituação de frações.
Outra atividade que será executada em sala será a montagem de quebra-cabeças feitos em cartolinas pelos próprios alunos para que eles ampliem suas noções sobre frações.
Depois destas atividades - práticas e conceitual – numa próxima aula, os alunos farão apenas exercícios nos cadernos com atividades para colorir, diferenciando sempre o numerador e o denominador.
Para finalizar o conteúdo sobre frações, os alunos irão colocar em prática todos os conceitos aprendidos em sala de aula utilizando jogos produzidos no software Jclic no laboratório de informática da Escola.

Lista das atividades que serão realizadas no software Jclic:
  • CAÇA-PALAVRAS: com fração escrita por extenso. Para fazer a leitura de uma fração deve-se ler o numerador e em seguida o nome de cada parte. O nome de cada parte indica a quantidade de partes em que foi dividida a unidade.
  • ESCREVER POR EXTENSO: as frações representadas por numerador e denominador.
  • ORDENAR: Representar as frações escritas por extenso em numerais (numerador e denominador).
  • QUEBRA-CABEÇA: Você sabia que fração significa pedaço?
  • RELACIONE: as figuras coloridas com as frações corretas considerando quantas partes foram coloridas em relação ao todo.
  • RESOLVA: as operações de dividir.
  • RESPONDA: as questões sobre o assunto Fração.
  • QUEBRA-CABEÇA: Às vezes, ao tentar partir algo em pedaços, como por exemplo, uma pizza, nós a cortamos em partes que não são do mesmo tamanho.
Atividades elaboradas no JClic

Ícone de downloadAcesse as atividades no JClic

Para utilizar este arquivo, salve-o em seu computador/pendrive. Ele abrirá somente com o software Jclic.
Para que os alunos possam jogar é necessário que o arquivo Jclic seja compartilhado, para tanto salve o arquivo nome.jclic.zip e use o comando (Ctrl+C), após siga os seguintes passos:
>aplicativos
>minha pasta
> compartilhamento público. Aqui use o comando (Ctrl+V). Após clique o botão direito no arquivo, localize propriedades e a aba permissões (usar leitura e escrita).
Feito isso, solicite que os alunos copiem este arquivo e colem em sua pasta individualmente no local >Jclic >projects.
E finalmente >Aplicativos >educação >autoria >Jclic player. Não esqueça de pedir que o aluno localize o arquivo que foi salvo: nome.jclic.zip.
Recomendar esta página via e-mail: