Disciplina - Matemática

Relato: Simetria (ponto, reta)

Autora: Nilda Von Knoblauch
Instituição: Colégio Estadual Professor João Farias da Costa
Município: Campo Mourão
Conteúdo: Simetria (ponto, reta)
Série: 5ª série / 6° ano


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina Geogebra, sob orientação da docente, assessora pedagógica Giselli Mocelin Martins, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional de Educação, de Campo Mourão.

Justificativa


A preocupação com o ensino da matemática é cada vez mais frequente. O conhecimento matemático não é somente um saber consolidado de resultados precisos e procedimentos infalíveis, mas requer uma aprendizagem significativa, exigindo ações que se direcionam para que os alunos aprofundem e ampliem os significados que elaboram mediante sua participação nas atividades em sala.
A adoção de softwares matemáticos no ensino, seja na forma de apresentação, seja na forma de criação, dimensionada de forma adequada incorporando novas tecnologias, é um meio que propicia um bom desempenho, tornando-se um dos principais agentes de mudanças.
Nesta perspectiva ao utilizar o laboratório de informática o mesmo se tornará um forte aliado ao trabalho do professor, onde o software Geogebra servirá de facilitador e fará com que sejam explorados os conteúdos pelos alunos ampliando a capacidade de tratar informações e transformá-las em conhecimento, melhorando sua conduta no processo ensino-aprendizagem.
Dessa forma, oferece a oportunidade de produção, manipulação, visualização interação, como também despertar o prazer, a curiosidade e a auto-estima do aluno, ficando assim mais fácil aprender matemática.
Neste plano vamos abordar atividades matemáticas relacionadas à simetria (ponto, reta) com os recursos tecnológicos, que não apenas levem os alunos a desenvolver noções e conceitos matemáticos, mas que privilegiam a percepção, familiarizando-se e adquirindo conhecimento sobre o software Geogebra.

Objetivos

- Mostrar que com o uso do Geogebra, as aulas de matemática ficarão mais atrativas, alegres e prazerosas.
- Levar o aluno a se familiarizar com o software Geogebra, despertando o interesse e mudando a rotina.
- Desenvolver habilidades visuais, de desenho, de percepção e de representação de figuras simétricas.
- Explorar o software Geogebra, ampliando os conceitos adquiridos, verificando a simetria em figuras e reconhecendo seus eixos simétricos.

Desenvolvimento metodológico

A princípio o estudo da simetria será iniciado com uma conversa informal sobre os conceitos primitivos da geometria (ponto e reta) e sua representação. A partir daí introduzir o conteúdo sobre simetria abordando várias figuras, letras sempre destacando seus eixos simétricos, depois realizando atividades para uma melhor aprendizagem.
Nesta perspectiva adentraremos ao ensino da simetria orientando os educandos de que farão uma aula prática no laboratório de informática utilizando o programa Geogebra e que conhecerão primeiramente suas ferramentas e depois através das orientações da professora seguirão o passo a passo para construir, identificar e observar a simetria e seus eixos.
Programas como o Geogebra auxiliarão na visualização, na generalização e representação do fazer matemático de uma maneira possível de manipulação, pois permite a construção, a interação, o trabalho colaborativo, processos de descoberta, de forma dinâmica e o confronto entre a teoria e a prática.
Para estimular a cooperação e a interação entre alunos, tais atividades serão mediadas pelo professor de forma a desenvolver o interesse dos educandos, criando situações para a formação de conceitos, e acompanhando individualmente os estudantes que apresentarem alguma dificuldade. O educando que tiver mais conhecimento em informática deverá auxiliar o colega para que todos entendam os comandos do programa.

Recursos

Os recursos a serem utilizados serão humanos e materiais, tais como: livro didático, jornal, revistas, régua, tesoura, computador (software), alunos, professor e equipe pedagógica.

Avaliação

A avaliação deverá ter um caráter diversificado, levando em consideração todas as situações de aprendizagem: a relação do aluno com o conteúdo trabalhado, a compreensão alcançada por ele, à participação e o envolvimento dos mesmos no desenvolvimento de todas as atividades propostas.

Referências

PROJETO Aribabá: Matemática. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
DANTE, Luiz Roberto. Tudo é Matemática: Ensino Fundamental: 5ª série. 2. ed. São Paulo: Ática, 2007.
IMENES, Luiz Marcio Pereira. Matemática. 5ª série. 1. ed. – São Paulo: Scipione, 1997.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2008.

Passo a passo da atividade
1) Abra o software (programa) Geogebra.
2) Inicialmente o professor irá apresentar cada botão da barra de ferramenta, para a ambientação dos alunos demonstrando como fazer um ponto e uma reta.
3) Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, clique em eixo para desmarcar, e depois clique com o botão direito do mouse na área de trabalho clique em malha.
4) Selecione a ferramenta novo ponto(2B) e crie quatro pontos A, B, C, e D. Selecione a ferramenta segmento definido por dois pontos (3C) ,clique em AB, BC, CD, DA para formar um quadrado.
5) Repita o procedimento 4 e construa um retângulo e um triângulo.
6) Clique em arquivo, novo.
7) Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, clique em eixo para desmarcar, e depois clique com o botão direito do mouse na área de trabalho clique em malha.
8) Selecione a ferramenta novo ponto(2B) e crie dois pontos A e B, um acima do outro (vertical). Construa uma reta definida por dois pontos(3C) e clique sobre cada um dos pontos.
9) Do lado esquerdo da reta construída, com a ferramenta novo ponto(2B) crie mais três pontos C,D,E.
10) Selecione a ferramenta segmento definido por dois pontos(3C). Clique nos pontos AD, DC, CE, EB. Clique na ferramenta mover e mova o ponto D de modo que você obtenha a figura de uma bandeirinha (festa junina).
11) Do lado direito da reta construída reproduza a mesma figura selecionando a ferramenta novo ponto(2B) e criando mais três pontos F,G,H.
12) Selecione a ferramenta segmento definido por dois pontos(3C) e clique no ponto AF, FG, GH, HB. Que figura você construiu? Esta figura tem a mesma quantidade de eixos simétricos que em todas as outras figuras?
13) Selecione a ferramenta reta definida por dois pontos(3C). Clique nos pontos CH, EF, DG. O que você encontrou?
14) Clique com o botão direito do mouse na reta a e selecione propriedades. Escolha a cor que desejar, estilo 6. Repita o mesmo procedimento para as retas i, j, k.
15) Selecione a ferramenta mover e movimente qualquer um dos pontos. O que acontece com a figura? O que você verificou nas retas? Quantos eixos simétricos você encontrou?
16) Selecione a ferramenta inserir texto(9I), clique na área de trabalho, onde deseja que o título da atividade apareça. Digite Simetria, clique em aplicar.
17) Clique com o botão direito do mouse sobre o título da atividade e selecione propriedades. Escolha a guia texto e mude o tamanho da fonte (letra) para 18. Clique em cor e escolha a cor que desejar. Depois clique em fechar.

Imagem da tela do Geogebra com a construção

Imagem gerada pelo software GeoGebra.

Recomendar esta página via e-mail: