Disciplina - Matemática

Grandezas e Medidas (Estatuto do Idoso) - Professora Patricia de Lourdes Pelogia dos Santos

Autor: Patricia de Lourdes Pelogia dos Santos
E-mail: patriciapelogia@gmail.com
Instituição: Colégio Estadual São Paulo Apóstolo
Município: Curitiba - Paraná
Série: Primeiro Ano - Ensino Médio
Conteúdo Estruturante: Grandezas e Medidas/Temas Transversais
Conteúdos Específicos: Área das figuras planas

Relato

Respeitando o conteúdo de área das figuras planas e os temas transversais, e contemplando o Estatuto do Idoso, Lei n.º 10741/2003, foi realizada, na disciplina de Matemática, com os primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo (CESPA) uma atividade com o seguinte tema: Área das Figuras Planas.

Os alunos recortaram moldes das figuras planas, cujas medidas dos lados eram maiores que 10 cm, e construíram, em papel krafit ou cartolina, as seguintes figuras: quadrado, retângulo, triângulos, losango, hexágono, círculo, trapézio. Os alunos calcularam suas áreas e perímetros e, após, transferiram os moldes para retalhos de tecidos e aplicaram em edredons, colchas e cobertas.
O trabalho tinha como valor total 5,0 pontos.

Moldes e cálculos foram entregues em um envelope – valor: 3,0 pontos.
Colcha ou coberta com os moldes aplicados – valor: 2,0.
Os trabalhos foram doados à Casa de Idoso Nova Canaã, localizada no bairro Uberaba, em Curitiba-PR, que abriga 21 idosos.

Obs.: A casa do idoso não permitiu divulgação das fotos dos idosos.
Após as atividades, no caminho de volta para a escola, ouvi de meus alunos relatos significativos, tais como: “quando eu chegar em casa vou ligar para a minha avó”; “beijo e abraço tão pouco a minha avó!”; “tenho uma vizinha que é uma velhinha que mora sozinha e eu nunca converso com ela”; “deveríamos dar mais atenção para as pessoas mais velhas, elas gostam de conversar”.
Percebi que, além de trabalhar o conteúdo de matemática, pude tocar o coração dos meus alunos.

Referências

(Conforme normas ABNT) Livro Didático do Primeiro Ano - Ensino Médio
Recomendar esta página via e-mail: