Disciplina - Matemática

Relato de Experiência - Grandezas e Medidas

Autor:João Otavio Kobill
E-mail: joaootaviokobill@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Nereu Ramos
Município: Manoel Ribas – Paraná
Série: 9º ano
Conteúdo Estruturante: Unidade Padrão de medida de comprimento
Conteúdos Específicos: Grandezas e Medidas
Números de aulas: 3 aulas

Objetivo
Conhecer a unidade padrão de medida de comprimento e o instrumento para realizar a medição em seu cotidiano.
Justificativa
As vezes os alunos não veem a necessidade aprender as unidades de medidas de comprimento, pois não percebem que essas unidades estão presentes no nosso dia a dia - por exemplo, as medidas de uma pessoa; a distância percorrida em um trajeto; as dimensões de um terreno, casa; a medida do calçado. Portanto, não dá para desprezar a importância deste assunto. Partindo de situações do cotidiano, o aluno, ao realizar esta atividade, será capaz de compreender o procedimento de medida e os padrões de medidas mais utilizados, explorando tanto estratégias pessoais de medição quanto o uso de instrumentos padronizados. Encaminhamento
Pedir aos alunos que realizem algumas medições usando o palmo.
1 - Solicitar que meçam, por exemplo, a altura e a largura da porta e a altura e a largura da carteira e anotem em uma tabela. Pedir aos alunos que comparem as medições realizadas com seus colegas para ver se a medida encontrada é a mesma.
2 - Pedir aos alunos que contornem os palmos (mão aberta com dedos bem separados) em uma folha de papel. Depois, pedir que meçam em centímetros o comprimento do próprio palmo.
3 - Explorar a conversão para centímetros e para milímetros das medidas que o aluno registrou na tabela de número de palmos.
4 - Solicitar aos alunos que comparem as medidas registradas em palmos e as transformadas em centímetros e milímetros com as dos colegas. Espera-se que os alunos percebam que o número de palmos obtidos para uma mesma medida pode ser diferente, pois nem todos têm o mesmo tamanho de palmo.
No entanto, ao compararem as medidas transformadas em centímetros e milímetros, espera-se que percebam que os valores obtidos em uma mesma medida são bem próximos. Desta forma os alunos poderão refletir sobre as razões que levaram a padronização das unidades de medida.
Relações interdisciplinares
Geografia - medir distâncias entre cidades no mapa, utilizando escala para transformar distâncias no desenho em cm para km no real.
Aprendizagem esperada
Espera-se que os alunos aprendam a realizar medições.
Referências consultadas
Livro Didático e material de semana pedagógica
Recomendar esta página via e-mail: