Disciplina - Matemática

Relato: Função quadrática

Nome: Jair Ribeiro Junior
E-mail: jairrjunior@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual Sebastião Paraná
Município: Palmas - Pr
Conteúdo: Função quadrática
Série: 8ª


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de GeoGebra, sob orientação da docente, assessora pedagógica Rosani Terezinha Hulse, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Pato Branco.

Justificativa


O trabalho com funções é desafiador para alunos e professores. São necessárias operações variadas, produção e análise de gráficos e também o estudo de suas aplicações. O objetivo dessa aula é criar condições para que o aluno trabalhe com a função quadrática e atinja um nível de entendimento adequado.
A importância de buscar dados e informações em diferentes fontes, para encontrar aplicações dessa função está no fato de se perceber a grandiosidade de fenômenos que podem ser descritos por uma função matemática como a função quadrática e de relacioná-la com a sua vida, dando sentido ao conceito e ao formalismo matemático envolvido nessa função. Sendo assim, foram buscadas informações a respeito da aplicabilidade da função quadrática nos diversos campos, como o da física e o da química. Com o auxílio do Geogebra para construir e estudar os conceitos de funções o processo ensino-aprendizagem é facilitado.

Objetivos

Mostrar com a utilização do software GeoGebra, a formação da parábola, pela sua definição. Construir parábolas com as funções quadráticas, mostrando a relação dinâmica de seus coeficientes e suas representações gráficas.

Encaminhamento Metodológico e recursos didáticos

Inicialmente em sala de aula apresentar as definições de uma função quadrática. Utilizando o software Geogebra, no laboratório de informática da escola, através da função do 2º grau ou função quadrática trabalhada em sala de aula, construir parábolas e mostrar a relação que há entre os coeficientes a, b e c da função f(x)=ax2+bx+c e sua representação no plano cartesiano.

Avaliação

Uma atividade interessante que pode envolver os alunos na produção da avaliação é pedir que eles criem funções quadráticas como desafios e troquem com os colegas para a reprodução no Geogebra.

Referências

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica. Matemática. Curitiba; Seed, 2007.
http://ucsnews.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/funcquad.html, Acesso: em jul. de 2010.

Anexo


Atividades
a) utilizando a ferramenta seletor crie três seletores, um objeto a
(coeficiente de x2), um objeto b (coeficiente de x) e um objeto c (termo independente) da função quadrática.

Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada

b) Utilizando o campo entrada algébrica criar uma função da forma f(x)=a*x2+b*x+c e verificar o resultado.

Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada

c) O valor do coeficiente a define a concavidade da parábola. Observar a relação do coeficiente a com a curva, utilizando a ferramenta mover, observando alteração de valores, que poderá ser observada graficamente.
Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada

Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada

d) Observar a relação que há entre o coeficiente b e a curva, utilizando a ferramenta mover.

Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada

Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada

e) Observar a interferência do termo independente c, na função utilizando a ferramenta mover.


Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada


Desenho gerado no software GeoGebra.

Ícone ampliar imagemAcesse imagem ampliada
Recomendar esta página via e-mail: