Disciplina - Matemática

Relato de Experiência - Geometria

Autora: Maria Neide Freiria
E-mail: maneidemat@seed.pr.gov.br
Instituição: Colégio Estadual Paula Gomes
Município: Curitiba – Paraná
Série: 6º ano
Conteúdo Estruturante: Geometria
Conteúdos Específicos: Geometria plana e espacial
Números de aulas: 6 aulas

Objetivos:
  • Compreender o conceito de espaço geométrico (bi e tridimensional).
  • Compreender os conceitos de ponto, reta e plano.
  • Associar sólidos geométricos com suas planificações e vice-versa.
  • Identificar os sólidos geométricos.
  • Reconhecer sólidos geométricos e identificar seus elementos.
  • Identificar a planificação de um sólido geométrico.
  • Conceituar e diferenciar círculo da circunferência.
  • Reconhecer e classificar sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.

Materiais necessários: Jogo de esquadros, lápis, borracha, régua, compasso, cola, durex, cartolina, canetas coloridas, revistas ou encartes de supermercados, papel sulfite.

1ª aula: Geometria

Na primeira aula, apresenta-se todo o material que irá se trabalhar nas aulas de geometria, tais como: régua, compasso, transferidor, jogo de esquadros, lápis, borracha e outros, utilizados nas aulas de desenho geométrico. Em forma de aula expositiva, utilizando o material de desenho geométrico, apresentar traçados de margens, segundo as normas de ABNT, também abordando os traçados de retas paralelas, perpendiculares, coincidentes e oblíquas. Descrever as notações usuais das letras do alfabeto latino para ponto e reta e das letras gregas para plano. Traçar círculos e circunferências, seus entes geométricos: diâmetro, raio, corda e tangente. Com barbante, salientar os traçados dos segmentos do raio e diâmetro da circunferência.

Com estudo das primeiras noções, elaborar um cartaz com os traçados de retas, círculos e circunferências. Expor em mural, oportunizando a interação dos alunos com o conteúdo de geometria até então estudado.

Foto contendo produção de alunos em geometria
FOTO I - Os cartazes com os círculos e circunferência traçados com auxílio do compasso e régua

2ª aula: Pesquisa em revistas e encartes

Pesquisar e recortar em encartes ou revistas formas geométricas encontradas nos produtos de supermercados de acordo com as formas estudadas em sala de aula. O aluno terá a oportunidade de exercitar seus conhecimentos geométricos, identificando as formas geométricas presentes no nosso dia a dia, nomeando as formas encontradas nos encartes de propagandas de supermercados ou revistas. Com as ilustrações recortadas, montar um cartaz para fixar no mural.

3ª aula e 4ª aula: Construção das formas geométricas com massa de modelar

Usar massa de modelar de várias cores. Utilizar uma régua para dividir a massa em partes de 2 cm, obtendo a mesma espessura e tamanho. A seguir, iniciar as construções das formas de sólidos geométricos (Perceba que todas as construções partem da primeira construção: a esfera).

1. Construção da esfera – Modelar a massa de 2 cm até obter uma esfera.
2. Construção do cubo – Modelar a massa de 2 cm até obter uma esfera. Com auxílio do lado plano da régua, modelar a esfera de modo a obter as faces planas de um cubo perfeito.
3. Construção do paralelepípedo – Modelar a massa de 2 cm para obter uma esfera. Com o lado plano da régua, modelar a esfera de modo a obter as faces planas de um paralelepípedo reto.
4. Construção do cone – Modelar a massa de 2 cm até obter uma esfera. Com as palmas das mãos, modelar a esfera até obter a forma do cone.
5. Construção do cilindro – Modelar a massa de 2 cm até obter uma esfera. Com as palmas das mãos, modelar a esfera até obter a forma de um cilindro.
6. Construção da pirâmide – Modelar a massa de 2 cm até obter uma esfera. Com o auxílio do lado plano da régua, modelar a esfera até obter as faces de uma pirâmide de base quadrada.
7. Construção do toro – Modelar a massa de 2 cm até obter uma esfera. Com as palmas das mãos, moldar a esfera até obter uma forma de toro (Sig.: Moldura circular que orna a base das colunas. Receptáculo cilíndrico de certos frutos. Sólido gerado pela rotação de um círculo em torno de uma reta do mesmo plano que não tem ponto de contato com esse círculo).

Esta atividade, na construção de sólidos com a massa de modelar, oportuniza a demonstração da conservação de massa - modifica-se as formas e volumes, mas conservando-se a massa.

Expor as forma geométricas modeladas pelos alunos.

Foto contendo produção de alunos em Geometria.

FOTO II - As diversas formas de sólidos geométricos construídos com massa de modelar

Foto contendo produção de alunos em Geometria.

FOTO III- Exposição dos trabalhos dos alunos no rol da escola

Apresentação das formas geométricas que possuem faces planas e não planas, das faces do sólido no plano da mesa, para que os alunos verifiquem aquelas que rolam, por possuir faces não planas, e aquela que não rolam, por possuir faces planas. Os alunos terão a oportunidade de manipular e reproduzir ações para fixar o conteúdo estudado em questão.

5ª aula: Construção em perspectiva dos sólidos geométricos

Na lousa, utilizando os materiais para desenho geométrico, traçar as construções dos sólidos geométricos, oportunizando aos alunos assimilarem os conceitos geométricos da geometria plana na utilização de esquadros, transferidor e compasso.

6ª aula: Quebra-cabeça das formas geométricas

Para ilustrar e ajudar os alunos no processo de memorização dos conteúdos, sugere-se um jogo de quebra-cabeça com 20 peças para ser jogado em duplas.

Modo de jogar

  • Distribuir as peças em partes iguais para cada jogador. Tirar par ou ímpar para ver quem inicia o jogo. O primeiro jogador deve escolher, a seu gosto, uma carta que vai iniciar a jogada. Após o início, cada um jogador faz sua jogada alternadamente.
  • As peças devem ser colocadas de modo a combinar as ternas - por exemplo: “esfera” com “nenhuma face plana” ou com “bola”. Caso o jogador da vez não tiver a carta que combine com a carta da última jogada, ele deve passar o jogo para o outro jogador.
  • Quem colocar todos as suas peças na mesa é o ganhador.
Acesse um modelo de “Quebra-cabeças de Geometria”, com 18 peças (6 combinações), que pode ser utilizado para recortar.

Referências consultadas

JAKUBIVIC, J.; CENTURIN, M. Matemática teoria e contexto. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de matemática. Curitiba: SEED- PR, 2008.

 

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