Sequência de Aulas - O Conceito de Proporcionalidade
Autora: Professora Dolores Follador
1. Nível de ensino: Fundamental – 7º ano
2. Conteúdo Estruturante: Números e Álgebra
2.1 Conteúdo Básico: Razão e proporção
2.2 Conteúdo Específico: Proporcionalidade
3. Objetivos:
- compreender o conceito de proporcionalidade;
- calcular proporções em situações-problema simples.
4. Número de aulas estimado: 5 aulas de 50 minutos cada
5. Justificativa
Nesta sequência de aulas o estudante terá oportunidades para compreender o conceito de proporcionalidade que segundo Nunes (2003) é uma.
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questão central que envolve tanto frações como multiplicação, está presente em todas as ciências e faz parte do dia a dia de qualquer pessoa, seja no trabalho, seja em casa. O conceito, bastante simples na sua origem, nada mais é do que a relação entre duas variáveis.
Para Fioreze (2008, p. 1) a proporcionalidade tem várias aplicações na realidade quotidiana e destacada importância tanto no ensino da Matemática como em outras áreas das Ciências.
A autora fez um amplo estudo sobre o conceito de proporcionalidade e destacou, entre as aplicações desse conceito, sua utilidade nas escalas musicais; na ampliação/redução de fotos e mapas, nos conceitos de fração, quociente, número racional, produto e quociente de dimensões, escalar, função linear, combinação e aplicação linear. FIOREZE (2010, p. 47).
No âmbito do desenvolvimento da aprendizagem considera-se que o raciocínio proporcional constitui um conceito pivô para os progressos escolares da matemática (e das ciências), pois é considerado o culminar dos alunos do ensino fundamental e é o alicerce de tudo o que se segue. É um raciocínio que abrange um espectro amplo e complexo de aptidões cognitivas que incluem tanto a dimensão matemática como a dimensão psicológica (LESH, POST, BEHR, 1988 apud FIOREZE, 2010, p. 48).
O vídeo que selecionamos nesta sequência de aulas traz aplicações do conceito de proporcionalidade na alimentação. São portanto, aplicações na vida prática. Entretanto, a apropriação desse conceito é fundamental para o progresso da aprendizagem de áreas fundamentais da matemática, como a álgebra e a geometria.
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6. Encaminhamento
7. Relações interdisciplinares
Esta sequência de aulas tem aproximações com conteúdos de Ciências, pois trata da alimentação e da composição química dos alimentos, remetendo-se aos conteúdos estruturantes Sistemas Biológicos (conteúdos básicos Células, Morfologia e fisiologia dos seres vivos) e Energia (conteúdo básico Formas de energia).
8. Aprendizagem esperada
Espera-se que após esta sequência de aulas os alunos tenham compreendido algumas das aplicações das proporções como também sejam capazes de calcular proporções em situações simples como as apresentadas durante as atividades realizadas.
Referências
FIOREZE, L. A.
Objetos de Aprendizagem e Proporcionalidade: uma análise da construção dos conceitos a partir da Teoria dos Campos Conceituais. In: EBRAPEN 2008 – Anais.
_____.
Atividades digitais e a construção dos conceitos de proporcionalidade: uma análise a partir da teoria dos campos conceituais. Tese (Doutorado). UFRGS. Porto Alegre, 2010.
NUNES, T. É hora de ensinar proporção.
Revista Nova Escola, São Paulo, n. 161, abr. 2003.
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