Disciplina - Matemática

Relato: Uso do software GeoGebra na construção de Parábolas – Funções do 2º Grau

Nome: Kellis Cristina de Barba
E-mail: kellisbite@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual São João Bosco
Município: Pato Branco - Pr
Conteúdo: Uso do software GeoGebra na construção de Parábolas – Funções do 2º Grau
Série: 1ª série - Ensino Médio

Justificativa


Hoje em dia temos uma aliada que pode nos auxiliar nas aulas de matemática, a informática. Além de ser um objeto que desperta grande interesse na maioria dos alunos, podemos preparar aulas utilizando softwares voltados para a Matemática, já que nossas escolas estão ficando cada vez mais equipadas para este fim.
O Geogebra é um software de matemática dinâmica que podemos trabalhar a geometria, a álgebra e o cálculo. Este software nos oferece a oportunidade de visualizar a relação da representação algébrica com a geométrica de um objeto em estudo, mostrando aos alunos que se pode relacionar a informática com a Matemática.
Dessa forma, com uso do Geogebra para identificar o gráfico de uma função do 2º grau como uma parábola, é possível proporcionar uma aula mais agradável, além dessa ferramenta contribuir para o aprendizado do conteúdo.

Objetivos


  • Explorar o software Geogebra no estudo das funções do 2º grau.
  • Mostrar através da dinâmica, dentro do software GeoGebra, a formação da parábola, pela sua definição.
  • Construir parábolas com as funções quadráticas, verificando que, quando a >0, o gráfico da função e uma parábola côncava para cima e, quando a<0, a parábola é côncava para baixo.

Encaminhamento Metodológico


Esta atividade será desenvolvida com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, após serem trabalhadas a definição de parábola e a função quadrática. Esta atividade deve ser realizada no laboratório de informática da escola. Em cada computador deverá ficar dois alunos, para que o trabalho se torne mais fácil, tendo a participação de todos. É importante conversar com os alunos, passando as informações gerais sobre a atividade, explicando que para que os objetivos sejam atingidos será necessário que todos caminhem juntos, ou seja, realizem a atividade “passo a passo”, para que concluam juntos. O aluno que tiver mais conhecimento em informática deverá auxiliar o colega para que todos entendam os comandos do programa.

Avaliação


Participação e envolvimento dos alunos no desenvolvimento de todas as atividades propostas.

Referências


PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba: Seed, 2009.


Atividades


Atividade 1

  1. Abrir a tela do GeoGebra. Em seguida, realizar os procedimentos para a construção das parábolas, mostrando a relação que há entre os coeficientes a, b e c da função f(x)=ax2+bx+c e sua representação no plano cartesiano.
  2. Entrar no menu exibir e marcar a opção malha.
  3. Digitar na Barra de Entrada a função dada, exemplo f(x) = x2- 2x - 3 e clicar em Enter, repetir o processo com outras funções.
  4. Observar onde a parábola corta o eixo “x”(raízes), e sua concavidade depois vai a interseção de dois objetos, em seguida, clicar sobre a parábola e sobre o eixo x.

Atividade 2

  1. Abrir a tela do GeoGebra. Em seguida, realizar os procedimentos para a construção das parábolas, mostrando a relação que há entre os coeficientes a, b e c da função f(x)=ax2+bx+c e sua representação no plano cartesiano.
  2. Criar um objeto a (coeficiente de x2), digitando a=2 na Barra de Entrada, que após clicar Enter, aparecerá na coluna que está do lado esquerdo na tela. Clicar sobre o objeto a com o botão direito do mouse, e selecionar a opção exibir objeto.
  3. Repetir o processo do item anterior para criar os objetos b (coeficiente de x) e c (termo independente).
  4. Digitar na Barra de Entrada a função f(x)=a*x^2+b*x+c e clicar em Enter.
  5. Para observar a relação do coeficiente a com a curva, deve-se selecionar a ferramenta mover, em seguida, clicar sobre a bolinha dos valores de a que aparece na tela principal sobre uma reta, e movê-la. Haverá uma alteração de valores, que poderá ser observada graficamente.
  6. Para observar a relação que há entre o coeficiente b e a curva, deve-se clicar sobre a bolinha dos valores de b e movê-la.
  7. Para observar a interferência do termo independente c, na função, deve se clicar sobre a bolinha dos valores de c e movê-la.

Recomendar esta página via e-mail: