Disciplina - Matemática

Relato: Geometria e Cores Primárias

Nome da autora: Danielle Fernanda de Souza
E-mail: danifdesouza@hotmail.com
Instituição: Escola de Educação Especial "12 de Outubro"
Município: Assaí- Pr
Conteúdo: Geometria e Cores Primárias
Série: anos iniciais do Ensino Fundamental



Relato


Educar uma criança é uma experiência que leva o professor a rever e questionar suas ideias sobre desenvolvimento, educação, normalidade e competência profissional. As respostas e acertos não estão prontos, somente com a prática cotidiana, que busca os caminhos mais adequados para cada aluno, é que será possível alcançar o objetivo da aprendizagem. Competência, caminhando lado a lado com disponibilidade interna, e compromisso profissional são requisitos essenciais para enfrentar todo e qualquer desafio.

Assim, a aula que planejei iniciou com a realização do cabeçalho diário e a chamada diária de frequência. Conversei com os alunos sobre o tema da aula, e seu conteúdo estruturante. Em seguida, expus e apontei a cor vermelha presente no ambiente da sala de aula, de modo a estimular os alunos a observarem no local e até mesmo e nos seus vestuários a presença da cor vermelha. Demonstrei também nos próprios materiais escolares, utilizando-a em papel sulfite por meio de lápis de cor, giz de cera e pintura a dedo, de modo que, com meu auxílio, os estudantes fizeram desenhos livres e deram pinceladas simples com materiais vermelhos objetivando o reconhecimento dessa cor.

Logo após, levei os alunos ao Laboratório de informática, e através do software Gimp, realizei a atividade de colorir círculos e quadrados, utilizando-se das ferramentas existentes nesse software que permitem a exibição de figuras geométricas e possuem uma ferramenta denominada “balde de tinta” em que é possível selecionar as cores para colorir tais figuras. Os estudantes trabalharam com a cor vermelha. Auxiliei os alunos em todos os momentos, desde o manuseio dos recursos do computador como o mouse, até a execução da atividade. Ao término da atividade, imprimi a produção de cada aluno, nomeando-a e expondo-a na parede da sala de aula, como mais um recurso para aprendizagem desse conteúdo.

Imagens


Círculo

Círculo vermelho

Quadrado

Quadrado vermelho.

Fonte das imagens: a autora

Referências


PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed. 2009.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná. 3 ed. Curitiba: Seed, 1990.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 2 ed. São Paulo: Cortez,1991.
Recomendar esta página via e-mail: