Disciplina - Matemática

Relato: Posições relativas de uma reta e uma circunferência

Autora: Rosilene Pereira Costa
E-mail para contato: rosilene-pereira@hotmail.com
Instituição: Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima
Município: Toledo - PR
Conteúdo: Posições Relativas de uma Reta e uma Circunferência
Série: 7ªsérie
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia a dia Educação? Não

Materiais produzidos pela professora:

 ícone para acessar e baixar PDF
Plano de aula
 ícone para acessar e baixar pdf
Passo a passo

para utilzação do Geogebra



Relato

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina GeoGebra, sob orientação do docente, assessor pedagógico Sandro Geovani Albarello, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação, de Toledo.

O conteúdo de Geometria nos permite abranger a metodologia de trabalho, pois propicia ao educador desenvolver atividades concretas/práticas e estimular a percepção dos estudantes quanto as formas, ideias intuitivas e todo o cálculo que envolva as noções de Geometria. Sob essa concepção foi elaborado uma aula para ser desenvolvida/aplicada no laboratório de informática utilizando os recursos tecnológicos em prol da aprendizagem.

Os estudantes foram orientados pela professora a se organizarem em duplas por computador e em seguida foram repassadas todas as orientações a respeito de como se daria a aula. Seguindo os passo-a-passo das construções geométricas que foram projetados no data-show, as duplas de estudantes fizeram suas construções, identificando-as e ao mesmo tempo diferenciando uma posição relativa de outra, isso através da pesquisa que poderia ser feita ali mesmo no computador ou através do livro didático que todos levaram para o laboratório e em seguida iam transcrevendo as características de cada posição relativa ao lado da figura construída.

Como o programa Geogebra não é tão conhecido, inclusive por nós educadores, durante todo o processo de construção e pesquisa a professora estava demonstrando as ferramentas do programa que seriam utilizadas nesta aula (com o auxilio do data show), e com estudantes que apresentavam dificuldades foi feito uma intervenção mais individualizada com o propósito de mediar o processo e enfatizar os comandos e ferramentas necessários, possibilitando assim que todas as duplas conseguissem realizar a atividade sugerida e com isso além da construção geométrica realizassem também a construção do conhecimento do conteúdo trabalhado.

Acredito que quando o educador se propõe a desenvolver uma aula que não seja a tradicional, ministrada apenas com quadro negro e giz e somente expositiva, ele já desperta maior interesse em seus estudantes que primam por novidades, por uma aula atraente, que os motive a pesquisar e desperte neles a vontade de pesquisar, investigar e buscar novas soluções.

Com essa aula desenvolvida no laboratório de informática foi possível perceber que os estudantes se sentiram motivados, demonstraram interesse pela aula. Todos participaram com muito empenho, queriam muito realizar a atividade e interagir com o grupo e como eles desenvolveram ali na prática o conteúdo específico (saindo do padrão – lápis e caderno), o processo ensino-aprendizagem foi muito enriquecedor.
Recomendar esta página via e-mail: